´O PT não abriu nenhuma conversa institucional com Marão´, assegura Ednei

Ednei Mendonça
Maurício Maron

O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, professor Ednei Mendonça, disse hoje ao Jornal Bahia Online que até o momento não houve qualquer conversa institucional entre o seu partido e o PSD, partido do prefeito Mário Alexandre, para uma possível composição visando a eleição deste ano. A notícia ganhou força a partir de um encontro presencial entre o pré-candidato do PT, empresário Nilton Cruz e o prefeito Mário Alexandre.

Esta aliança é vista em Salvador, pela base política do governador Rui Costa, como uma excelente alternativa para as próximas eleições municipais em Ilhéus, já que reúne dois partidos importantes da base. Mas há impedimentos locais que passam por desacordo no modelo de gestão e a situação em que o prefeito deixou centenas de trabalhadores públicos, afastados do serviço, sem nenhum direito trabalhista garantido. O PT discorda da decisão tomada pelo prefeito e considera o afastamento ilegal.

"Possibilidade na política sempre existe", reconhece Ednei. Mas assegura que o PT não foi chamado para nenhum tipo de conversa. Ednei Mendonça disse que o partido segue firme no fortalecimento da pré-candidatura do empresário Nilton Cruz e, qualquer aliança que o PT participe só será debatida em um outro momento, caso os seus militantes e lideranças locais entendam que este seja o melhor caminho. "Antes disso, as pessoas podem até conversar. Isso faz parte do processo democrático. Mas decisões são tomadas no âmbito partidário".

Nos últimos dias o prefeito Mário Alexandre tem divulgado diversas conversas com importantes partidos visando sua reeleição. Já teria dialogado com o PSB, PCdoB e, agora, com o pré-candidato do PT.